Quem visitou ou acompanhou pelos jornais a celebração do Aniversário de Aparecida na última semana talvez não imagine as dificuldades enfrentadas pelo prefeito Gustavo Mendanha em seu 1º mandato no Executivo.
Formado em educação física, Mendanha foi eleito prefeito com apenas 33 anos de idade.
Antes, ele foi vereador por 2 mandatos, tendo também ocupado a Presidência da Câmara Municipal e a secretaria Municipal de Esportes na administração de Maguito Vilela.
Mas foi justamente no 1º ano à frente da prefeitura que Gustavo experimentou suas maiores dificuldades.
Devido à inexperiência, teve que buscar orientações com Maguito, seu antecessor, e com o pai e ex-deputado estadual Léo Mendanha.
Problemas internos à administração, como atritos entre seus secretários, travaram o início da gestão.
Porém, depois de 2 anos organizando a casa, o o prefeito deu a volta por cima e surfa uma verdadeira onda de otimismo em Aparecida.
Problemas com o peso
Entre os desafios enfrentados por Mendanha ganharam destaque os problemas de saúde.
Segundo o próprio prefeito, ele chegou a pesar 130 kg no final de 2018.
Para alguém que mede 1,87 m de altura, o peso era indicativo de obesidade na escala do Índice de Massa Corpórea (IMC) da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Com o sobrepeso, apareceram as dores na coluna e outras dificuldades.
Para emagrecer, Gustavo contou com o apoio de profissionais de nutrição, medicina e educação física.
Os primeiros 30 kg foram eliminados em questão de meses.
Agora adepto das atividades físicas, o prefeito vem realizando corridas pelos bairros de Aparecida ao lado de auxiliares políticos, artistas e até jornalistas. “Quero ser um exemplo para as pessoas”, comenta.
Visual
Além de estar perceptivelmente mais magro em relação à época em que tomou posse, o prefeito também tem investido em visuais diferentes.
Ele deixou a barba crescer, mudou o corte de cabelo e até as roupas ganharam um ar mais despojado e em sintonia com a juventude contemporânea.
Em 2019, Gustavo chegou a ser flagrado com visual de roqueiro, cowboy e até chef de cozinha.
Essas inovações, aliadas a 1 presença mais forte nas redes sociais, o transformaram em um influenciador digital na política.
Colhendo os frutos
A 1 ano da possível reeleição, a base de Gustavo Mendanha está muito mais sólida em Aparecida.
Hoje, ele mantém boa relação com o aparecidense, que reconhece o esforço da gestão.
Investimentos em tecnologia, como a implantação de rede de fibra ótica e de mais de 1.500 câmeras podem alçar Aparecida a 1 patamar mais elevado que várias capitais brasileiras.
E, em um cenário em que políticos tradicionais viram décadas de carreira pública rechaçadas pelas urnas em 2018, o exemplo do Gustavo Mendanha 2.0 pode emergir como uma alternativa para o eleitorado, cansado da repetição e da mesmice.
Assediado em Aparecida, Max Menezes se senta para falar com o blog
Quer receber a coluna do Blog do Coelho direto no seu celular com notícias e análises quentes da política de Aparecida?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade.
Mande uma mensagem para o Whatsapp do Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais do portal direto do seu celular!
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda. Depois, mande o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Aparecida”.
Discussão sobre isso post