O governo lançará o programa Voa Brasil, que oferecerá passagens aéreas a R$ 200 por trecho para aposentados e estudantes bolsistas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem previsão de realizar o lançamento até o início de fevereiro, conforme anunciado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho.
Quem pode participar do programa?
Os primeiros beneficiários do Voa Brasil serão os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem até 2 salários mínimos (R$ 2.824) e os bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni).
Informações sobre o Voa Brasil
Detalhes sobre a quantidade de passagens a serem disponibilizadas no lançamento do programa ainda serão divulgados pelo governo.
Sílvio Costa Filho estima que entre 2,5 a 3 milhões de pessoas, que nunca viajaram de avião ou não o fizeram nos últimos 12 meses, poderão adquirir passagens aéreas a preços acessíveis por meio do programa.
O ministro ressalta que esta é a 1ª etapa do programa e que, caso seja bem-sucedida, o governo planeja, em colaboração com as companhias aéreas, ampliar o benefício para outros públicos.
Ele destaca que o Voa Brasil foi desenvolvido em diálogo com as empresas aéreas, uma vez que o governo não pode interferir na precificação das passagens.
Apesar disso, Costa Filho menciona que o governo está atento à prática de preços abusivos e celebra o crescimento significativo de mais de 15% no número de passageiros na aviação brasileira, passando de 98 milhões para 115 milhões de passageiros entre 2022 e 2023.
LEIA AGORA:
Governo impõe limite e dívida de cartão de crédito tem novo teto; confira valores
Discussão sobre isso post