Câmara de Goiânia avança na criação da Polícia Metropolitana

Dayrel GodinhoNotícias10, março, 2025

Câmara de Goiânia avança na criação da Polícia Metropolitana
GCM no Paço Municipal | Foto: Divulgação

O projeto de emenda à Lei Orgânica que estabelece a Polícia Metropolitana de Goiânia avançou nesta 2ª feira (10), após aprovação na Comissão Mista da Câmara Municipal.

Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!

A proposta, de autoria do vereador e presidente da Casa, Romário Policarpo (PRD), segue a interpretação do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconhece o poder de polícia das guardas civis.

Principais mudanças na Lei Orgânica

O texto promove alterações em 4 artigos da Lei Orgânica do Município, substituindo a nomenclatura da Guarda Civil Metropolitana (GCM) por Polícia Metropolitana de Goiânia.

As mudanças incluem:

  • Art. 11 – Criação da Polícia Metropolitana;
  • Art. 21 – Ampliação das atribuições, incluindo policiamento preventivo, proteção de bens, apoio à administração pública e defesa civil;
  • Art. 63 – Definição das novas competências da Câmara Municipal;
  • Art. 115 – Regulação do papel do prefeito na solicitação das forças policiais.
Câmara de Goiânia avança na criação da Polícia Metropolitana

Romário e Anselmo Pereira | Foto: Divulgação

Relatório e ajustes ao texto

O 1º vice-presidente da Câmara, Anselmo Pereira (MDB), atuou como relator da proposta na Comissão Mista e se posicionou favoravelmente à mudança.

Ele propôs ajustes ao texto, incluindo a permissão para que a Polícia Metropolitana atue na segurança urbana, ostensiva e comunitária, ao mesmo tempo em que vedou sua participação em investigações criminais e produção de provas.

As modificações foram aprovadas por unanimidade pelos membros da Comissão, que elogiaram o trabalho de Romário Policarpo na valorização e crescimento da Guarda Civil Metropolitana ao longo dos anos.

Durante a reunião, Anselmo Pereira também destacou a importância da Lei Federal 13.022/2014, que trata da segurança pública como dever do Estado e responsabilidade de todos.


Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?

Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!

**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.

É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”

Selecione-o e pressione Ctrl + Enter.

Deixe um comentário

Carregando Próxima Matéria...
Siga-nos
Popular
Carregando

Entrando em 3 segundos...

Cadastrando em 3 segundos...

Todos os campos são obrigatórios.

HUB FOLHA Z