'Preso tem família': Parentes de detentos protestam pela volta das visitas íntimas nos presídios de Goiás

Neriton DiasDestaque07, fevereiro, 2023

Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia | Foto: Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia | Foto: Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)

Familiares de presos protestaram na frente do Fórum de Goiânia nessa 2ª feira (7).

Com faixas e apitos, os manifestantes, em sua maioria mulheres, reivindicaram visitas presencias e íntimas nos presídios goianos.

Além disso, pediram a volta da entrega de alimentos e produtos de higiene, o chamado “cobal”, uma vez por semana.

Segundo a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária, atualmente há 8.185 detentos em regime fechado em Goiás.

Em dezembro do ano passado, o governo estadual suspendeu a entrega de alimentos por familiares aos custodiados.

No início deste ano, foi suspensa também a visita íntima.

Visita íntima seria usada pelo crime organizado

Famílias durante protestos na frente do Fórum de Goiânia | Foto: leitor Folha Z

Famílias durante protestos na frente do Fórum de Goiânia | Foto: leitor Folha Z

Segundo a lei que proíbe as visitas íntimas em presídios goianos, a medida foi adotada para evitar troca de informações entre o crime organizado e membros externos.

Isso porque esse tipo de visita é “realizado fora do alcance de monitoramento e vigilância dos servidores da unidade prisional”.

A proposta foi feita pelo ex-deputado estadual Henrique Arantes e sancionada pelo governador Ronald Caiado.

Assista o vídeo do protesto: 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Folha Z (@folhaz)


 

Selecione-o e pressione Ctrl + Enter.

Deixe um comentário

Carregando Próxima Matéria...
Siga-nos
Popular
Carregando

Entrando em 3 segundos...

Cadastrando em 3 segundos...

Todos os campos são obrigatórios.