Conquista das drogas em Goiânia – JOGO LIMPO com Rodrigo Czepak

Jogo Limpo com Rodrigo Czepak

Morte de suspeito provoca 'toque de recolher' e fecha comércio no Real Conquista / Foto: reprodução TV Serra Dourada
Morte de suspeito provoca ‘toque de recolher’ e fecha comércio no Real Conquista / Foto: reprodução TV Serra Dourada

Conquista das drogas em Goiânia

O toque de recolher imposto por traficantes no Real Conquista serviu apenas para dar visibilidade ao que vem ocorrendo com frequência em dezenas de setores da Região Metropolitana de Goiânia. Considerados pontos críticos pela própria Polícia Militar, bairros como Parque Santa Cruz, Jardim Novo Mundo, Parque Anhanguera, Jardim Curitiba, Vila Lobó e Madre Germana (I e II) seguem a cartilha das facções criminosas há anos. Nessas localidades tudo é negociado previamente com os chefes do tráfico de drogas.

Armas, ameaças e fogos

E posso citar exemplos porque já sofri na pele ameaças diretas e indiretas no momento em que transitava nos setores mencionados. Não é exagero quando moradores se recusam a colaborar de forma mais ostensiva com a PM, temendo represálias dos traficantes. Em algumas ruas do Parque Santa Cruz, Real Conquista, Parque Anhanguera e Vila Lobó, pra citar apenas aquelas por onde passei, você só entra com autorização prévia. Caso contrário, criminosos armados soltam fogos de artifício para sinalizar que o cerco está se fechando.

Tá rindo do quê?

Frase ouvida hoje pela manhã nos corredores do Congresso Nacional: “Quem disse que em Brasília ninguém cai. Antes do Cunha e da Dilma foi o Buuuumlai”. Ex-presidente Lula falou cobras e lagartos do trocadilho.

Aliança goiana entre PT e PMDB está com os dias contados (Foto: Montagem)
Aliança goiana entre PT e PMDB está com os dias contados (Foto: Montagem)

Coincidências da política

PT e PMDB vivem grave crise de relacionamento nas prefeituras de São Paulo e Goiânia. Os administradores, tanto lá como cá, enfrentam sérios problemas de gestão e baixos índices de aprovação. Fernando Haddad e Paulo Garcia suam para tentar reverter o quadro, mas enquanto isso o aliado de momento só tem olhos para a sucessão do ano que vem, sonhando em conquistar o eleitorado com discurso de oposição.

  Interesses e aparências

Romper um casamento de forma antecipada não é tão simples. Embalado com a filiação da senadora Marta Suplicy, o presidente nacional Michel Temer chegou a abrir mão de todos os cargos do partido na prefeitura paulista, incluindo cinco secretarias. Contrariando o líder, a maior parte preferiu permanecer. Vice-prefeito Agenor Mariano e ex-prefeito Iris Rezende, de forma raivosa e atabalhoada, também tentaram se livrar do PT antes da hora e acabaram desautorizados. A única alternativa aos dois partidos é dormir em camas separadas e, pelo menos, manter as aparências.

Fase negra

Depois de levarem 15 anos para sair do papel, as obras do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) assumiram de vez o papel de eterna pedra no sapato da administração municipal. Três casos graves em 30 dias, incluindo a morte de um jovem eletrocutado, transforaram a alegria e o entusiasmo dos moradores do setor Faiçalville em revolta e indignação. Ou a Prefeitura e as empresas responsáveis assumem o controle da situação, implantando o programa tolerância zero com as falhas, ou a paciência da população local irá acabar de vez.

Comentários do Facebook