Por Marco Faleiro
No último dia 12 de março, foi aprovado na Câmara Municipal de Goiânia projeto que possibilita a construção da base de operações da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (9ª CIPM) em área do Colégio Estadual Jardim América (CEJA). Os vereadores presentes na votação aprovaram por unanimidade a doação do terreno para o Estado, destinando-o para a Segurança Pública.
Denício
“Foi uma vitória dos moradores do Jardim América”, afirmou o vereador e ex-secretário de habitação Denício Trindade (PMDB), autor do projeto. “A presença da base de operações na região vai facilitar a atuação da polícia e trazer mais segurança para todos os moradores”, disse Denício, que tem forte ligação com o bairro e seus residentes.
“Esse projeto, amplamente aprovado, é de extremo interesse para o setor”, disse o vereador Thiago Albernaz (PSDB). Depois de passar pelo plenário da Câmara, falta apenas a sanção do prefeito Paulo Garcia, que deve ocorrer sem mais delongas.
Major Cardoso
Para o comandante da 9ª Companhia, major Cardoso, a aprovação foi o primeiro grande passo rumo à finalização da obra. “A localização é ideal, entre as avenidas T-63 e T-9, e a proximidade com a população vai tornar o trabalho da PM mais eficiente”, disse o major.
Cardoso também falou sobre a verba para a construção da base da PM, que será mobilizada apenas depois que todos os documentos e burocracias estiverem resolvidos, inclusive a assinatura do prefeito. “Já fizemos todo o planejamento e estudo na área e o valor final deve ficar em R$ 250 mil”, revelou.
Segundo o major, parte dos custos será coberta pelo programa estadual Dinheiro Direto nos Quartéis e Delegacias (PDDQD). O projeto presta assistência financeira, em caráter suplementar, às Polícias Civil, Militar e Técnico-Científica e ao Corpo de Bombeiros. Através do programa, o governo estadual disponibilizaria R$ 150 mil para a 9ª CIPM.
Coronel Sílvio
O comandante geral da Polícia Militar (PM) do Estado de Goiás, coronel Sílvio Benedito Alves, destacou que “hoje, é uma vergonha o lugar onde funciona a companhia e é um sonho da PM que a 9ª tenha sede própria”.
Para o comandante, o Jardim América é estratégico, pois fica no centro da área da 9ª. Além disso, é também um dos bairros que mais causa problemas, devido à sua extensão e ao alto poder aquisitivo dos comerciantes e moradores da região. “É um bairro muito visado pelos criminosos”, salientou o coronel.
Discussão sobre isso post