A ação Novembro Azul – A Unifan apoia essa causa aconteceu no dia 25 de novembro e mobilizou os acadêmicos do 8º período do curso de Enfermagem.

O objetivo, segundo explica a professora Fernanda Rodrigues Silva, Supervisora de Estágios do curso, foi o de envolver os acadêmicos no planejamento e execução de uma ação de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e a promoção da saúde do homem como um todo.

“Envolvimento, cooperação, criatividade, trabalho em equipe, superação, profissionalismo e felicidade são algumas palavras que descrevem o comportamento e a atitude dos acadêmicos que participaram da ação”, destaca a professora Elane Silva de Oliveira, que também supervisiona o curso de Enfermagem do Centro Universitário Alfredo Nasser.

Com cartazes, faixas, banners e panfletos os estagiários do curso de Enfermagem levam a sua mensagem de conscientização para a comunidade. A Pró-Reitoria acadêmica da Unifan destaca a importância da ação.

“Novembro Azul é uma campanha que tem como objetivo conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, principalmente em relação ao câncer de próstata. A campanha é essencial, contribui para quebrar tabus, além de divulgar informações importantes sobre a doença. Nossa Instituição realmente apoia essa causa e parabeniza a coordenação e os acadêmicos de Enfermagem pela iniciatica”, ressalta o Pró-Reitor Acadêmico da Unifan, Professor Pós Doutor Carlos Alberto Vicchiatti.

“Além do engajamento total dos acadêmicos participantes, recebemos um feedback muito positivo da população (pois os veículos eram abordados com folheto, orientação sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e entrega de um presente). Com tal iniciativa, os laços entre o Centro Universitário Alfredo Nasser e a comunidade foram estreitados e fortalecidos”, afirma a professora Fernanda Rodrigues Silva.

Ação mobilizou a coordenação e os acadêmicos do 8º período do curso de Enfermagem da Unifan
Ação mobilizou a coordenação e os acadêmicos do 8º período do curso de Enfermagem da Unifan | Foto: Divulgação

Novembro Azul

O Novembro Azul é um movimento que surgiu no Brasil e se espalhou para mais de 20 países nos últimos anos. Criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, o mês é dedicado a levar informações sobre a saúde e masculina e prevenção contra doenças, sobretudo o câncer de próstata.

Assim como no Outubro Rosa, em novembro, diversas instituições chamam a atenção iluminando suas fachadas com a cor do mês, além de promoverem debates, campanhas de exames e consultas em massa com foco na saúde do homem.

Apesar de nascer tendo em vista o câncer de próstata, o Novembro Azul é hoje uma data abrangente, que visa quebrar paradigmas do homem em relação à sua saúde em todos os sentidos.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada 38 minutos, um homem morre no Brasil pelo câncer de próstata.

A mortalidade pela doença é alta e ceifa 28,6% dos que desenvolvem neoplasias malignas.

Uma dos aspectos mais preocupantes sobre o câncer de próstata vai além da mortalidade. É preciso acabar com a cultura de negligência e preconceito contra os exames de prevenção. Nesse sentido, a campanha Novembro Azul existe para alertar e incentivar a população masculina a cuidar da saúde.

Curso de medicina da Unifan tem a sua 1ª turma formada


Acompanhe a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)

Comentários do Facebook