Unifan Centro Universitário
Unifan se tornou Centro Universitário | Foto: Divulgação

A partir de agora a Faculdade Alfredo Nasser (Unifan) já pode criar, extinguir cursos e implantar programas de ensino sem necessidade de solicitação prévia ao Ministério da educação (MEC).

Essas prerrogativas foram permitidas com a transformação da instituição em Centro Universitário.

A conquista foi homologada no despacho do ministro da Educação, Milton Ribeiro, do dia 28 de agosto, e publicada no Diário Oficial da União, no dia 31 do mesmo mês.

Com a mudança, a Unifan passa a ter mais autonomia no meio educacional, podendo abrir até novas unidades no município.

Além disso, a faculdade poderá investir mais em pesquisa e poderá fazer o próprio registro.

Segundo o professor Divino Gustavo, um dos diretores da instituição, a Unifan precisava solicitar ao MEC para abrir novos cursos, por exemplo.

Mais autônoma, o professor destaca que a faculdade precisa apenas comunicar o ministério caso faça alguma alteração.

Unifan Centro Universitário
Unifan agora é Centro Universitário | Foto: Divulgação
Unifan Centro Universitário
Unifan agora é Centro Universitário | Foto: Divulgação
Unifan Centro Universitário
Unifan agora é Centro Universitário | Foto: Divulgação
Unifan Centro Universitário
Unifan agora é Centro Universitário | Foto: Divulgação
Unifan Centro Universitário
Unifan agora é Centro Universitário | Foto: Divulgação
Unifan Centro Universitário
Unifan agora é Centro Universitário | Foto: Divulgação
Unifan Centro Universitário
Unifan agora é Centro Universitário | Foto: Divulgação
Unifan Centro Universitário
Unifan agora é Centro Universitário | Foto: Divulgação
Unifan Centro Universitário
Unifan agora é Centro Universitário | Foto: Divulgação
Unifan Centro Universitário
Unifan agora é Centro Universitário | Foto: Divulgação

Centro Universitário

Para ser transformada em Centro Universitário, uma Faculdade precisa:

  1. ter pelo menos 30% de mestres e doutores em seu quadro de professores;
  2. possuir modelo de atuação dentro das melhores práticas de gestão;
  3. instalação imobiliária compatível com a necessidade educacional universitária;
  4. e estrutura para aulas, pesquisas e extensão com eficiência comprovada.

O prédio da Unifan foi construído com arquitetura exclusiva para abrigar uma escola de educação superior e as propostas para prática de gestão são elaboradas por balizadores com equipes multidisciplinares.

Essas equipes estipulam o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para atingir a metas.

A estrutura para ensino, pesquisa e extensão também é atualizada com frequência.

São duas bibliotecas que atendem às necessidades de todos os cursos, com recursos de tecnologia da informação, colocando os acadêmicos conectados com tudo o que existe de mais avançado no sistema de ensino superior mundial.

No que diz respeito ao número de mestres e doutores no quadro docente, mesmo enquanto Faculdade, a Unifan sempre trabalhou com índice superior ao exigido pelo MEC para um Centro Universitário.

A Instituição tem programa de qualificação do seu quadro docente, inclusive buscando internacionalizar esta qualificação. Um convênio com uma das universidades mais respeitadas da Europa, a Lusófona, atende os professores que não possuem mestrado para alcançar a titularidade.

A equipe que cuidou do processo de transformação da Faculdade para Centro Universitário foi coordenada pelo Pós Doutor Carlos Alberto Vicchiatti, Diretor Acadêmico da Instituição.

A Unifan oferece 17 cursos superiores, possui 30 cursos de pós-graduação cadastrados no MEC e mantém com a Universidade Lusófona, de Portugal, convênio de Mestrado em Educação.

Seis mil alunos estão matriculados no novo Centro Universitário, que tem contratados 282 professores – 65% deles são mestres e doutores.

Além do Centro Universitário de Aparecida de Goiânia, o primeiro da cidade e da Região Metropolitana de Goiânia fora da Capital, a mantenedora da Instituição, Associação Aparecidense de Educação oferece ainda ensino superior em três outras cidades, através da Faculdade Alfredo Nasser: Pontalina (GO), Remanso e Casa Nova (BA).

Como a Unifan adequou seu curso de odontologia na pandemia


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