“Summer Season”: o que assistir nessa temporada? – Coluna de Seriados

Coluna de Seriados

"Extant", "True Detective" e "Orange Is The New Black" voltam em junho (Foto: Montagem)
“Extant”, “True Detective” e “Orange Is The New Black” voltam em junho (Foto: Montagem)

Com o fim da temporada principal da TV aberta norte-americana, muitas produções com menor apelo -e custo de produção- são exibidas para preencher a grade dos canais. Num grande exercício de desapego, abandonei muitas das séries que comecei a ver neste mesmo período em 2014 e pretendo não me aventurar com as estreias de 2015.

Entre as cortadas, estão “The Last Ship” e “Tyrant”, que, com um conjunto tão fraco de qualidades, deveriam ter “flopado” (falhado, no jargão carregado de anglicismo) nas primeiras semanas. “Falling Skies” também retorna, mas essa já não me enganava desde a segunda temporada.

Mas há também as que voltam para um segundo ano e merecem a audiência de volta. Entre elas, “Extant” é uma trama alienígena produzida por Spielberg e protagonizada por Halle Berry. Já “Dominion” é o universo estendido do filme “Legion” e trata de uma guerra dos anjos contra a humanidade. Sem preconceitos e com um bocado de suspensão de descrença, recomendo que ambas sejam vistas.

Vale lembrar que outras excelentes produções preenchem a programação da TV nesses próximos meses. Jamais se esqueça de “Orange Is The New Black”, “Hannibal” ou “True Detective”.

Pilotos

Como a curiosidade é maior até do que a necessidade de economizar tempo, talvez eu confira alguns pilotos de “sci-fi” (desculpem esse outro anglicismo pra falar ficção científica), cujas sinopses são sempre irresistíveis pra mim. “Sense8”, produção dos criadores de “Matrix” para a Netflix, “envolve um grupo de oito pessoas, os ‘sensates’ do título, que passam a dividir memórias, percepções e habilidades”. Irmãos Wachowski, Netflix e sci-fi: resistir? Jamais!

Outra que vale pelo menos experimentar é “Dark Matter”, série de um dos canais com a programação mais interessante da televisão, o Syfy. Na trama, a tripulação de uma nave espacial abandonada acorda de um êxtase, sem memória alguma de quem são ou como entraram no veículo. Apesar de o restante da descrição envolver vingança, traição e segredos, o produto final pode ser interessante.

Em meio a esse inacreditável volume de adaptações de quadrinhos -ou, pior, extensões de filmes- para a TV, algumas raras se destacam por pouca coisa. Mas, fãs de ficção científica, que já não têm lá um padrão de exigência muito alto, podem se beneficiar dessa famigerada “Summer Season”.

Veja o trailer de “Sense8”, da Netflix.

Marco Faleiro é estudante de jornalismo e já tem mais de duas mil horas de seriados assistidos – [email protected]

Comentários do Facebook