Acadêmicos do Curso de Tecnólogo em Segurança Pública do Centro Universitário Alfredo Nasser realizam no último dia 31 de maio, visita técnica à Cavalaria da PMGO, sob a coordenação do Professor e Capitão da Polícia Militar goiana, Diogo Moura Santos.

Durante a visita os alunos conheceram os armamentos utilizados pela Cavalaria, estrutura física, os animais e ao final aqueles mais corajosos até realizaram um passeio montando.

De acordo com o coordenador geral do curso, Mauro Sales de Araújo, a visita faz parte da matriz curricular e extensão, que contempla 1.600 horas, divididas em 4 semestres.

O coordenador é Coronel da Reserva da PMGO, formado em Direito e História, Pós-graduado em Segurança Pública e Curso Superior de Polícia pela UFG e MBA e Gestão Educacional pela UNIFAN.

Alunos do curso de Segurança Pública da Unifan visitam o Regimento de Cavalaria da PM | Foto: Divulgação
Alunos do curso de Segurança Pública da Unifan visitam o Regimento de Cavalaria da PM | Foto: Divulgação

Dentre as várias atividades de extensão e práticas que são realizadas bimestralmente durante o curso, incluem Bombeiro Militar, Delegacias de Policia, IML de Aparecida, GCM, Batalhão de Choque, Graer, Giro, COPOM de Aparecida, Batalhão de Área, Curso de Extensão da Polícia Comunitária, Tiro Prático em parceria com Empresa Especializada, atividade sempre monitorada por um oficial militar ou professor da área.

Ao comentar sobre a visita à Cavalaria, o professor Mauro Sales explica que as atividades práticas têm por objetivo aproximar a teoria da realidade da Segurança Pública, seja em Gestão ou Operacionalidade.

A Cavalaria compõe a tropa especializada Montada, pertence ao CME (Comando Militar Especializado) sendo utilizada no controle de distúrbios civis, jogos de futebol, manifestações públicas, apoio em missões que requerem agilidade e acessibilidade em locais e lugares que às vezes não é possível um veiculo, patrulhamento ordinário e extraordinário de vias públicas e além de ação social, no caso da Equoterapia em parceria com o CRER/GO, auxiliando na terapia e tratamento de pessoas com deficiências.

O Curso de Tecnologia em Segurança Pública, faz parte do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia/MEC – é reconhecido como uma graduação de menor duração, de modo que habilita o acadêmico depois de formado a prestar um concurso de nível superior, ingressar no serviço público mediante seleção, assessoria na área de segurança pública e privada, além de poder prosseguir nos estudos como fazer pós- graduação, mestrado e até doutorado.

Entre os temas estudados durante o curso estão entre outros: Direito Penal e Processo Penal, Administrativo, Constitucional, Criminologia, Psicologia Criminal, Toxicologia, Técnicas e Procedimentos Operacionais.

Alunos do curso de Segurança Pública da Unifan visitam o Regimento de Cavalaria da PM | Foto: Divulgação
Alunos do curso de Segurança Pública da Unifan visitam o Regimento de Cavalaria da PM | Foto: Divulgação

Atualmente o Curso possui parceria com Empresa do segmento de Segurança Privada, de modo que o acadêmico pode optar por fazer uma extensão de 600 horas com Diploma, reconhecido pelo MJ/PF, que o habilita a trabalhar no segmento de Segurança Privada.

“O curso tem alcançado seus objetivos, visto que muitos alunos já estão atuando no mercado de trabalho, foram aprovados em concurso ou processo seletivo, como o da Policia Penal, ou ingressaram numa segunda graduação com aproveitamento de créditos, o que amplia seu rol de conhecimentos e chances de emprego. Estamos formando agora em Junho de 2021 a 6ª turma e isso é muito positivo tanto para nós do Centro Universitário Alfredo Nasser quanto para os alunos e o próprio mercado de trabalho que terá à sua disposição profissionais altamente capacitados” pontuou o coordenador Mauro Sales.

Semana sobre Segurança Pública envolve 600 acadêmicos da Unifan


Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)

Comentários do Facebook